Rosácea

Doença inflamatória crônica em que há uma resposta alterada dos vasos da pele, resultando em dilatação dos vasos sanguíneos e telangiectasias (vasinhos) no centro da face, nariz, e testa.

Como reconhecer: ocorre predominantemente em mulheres, entre a terceira e quarta década de vida, caracterizada por vermelhidão no centro da face, com ruborização (flushing), podendo apresentar pápulas e pústulas (pontos com pus).

Como prevenir: como apresenta causa desconhecida, não há maneira de prevenir. Porém, quem tem antecedente familiar de rosácea tem maior predisposição de ser acometido. É importante evitar os fatores que podem agravar a rosácea:

• Bebida alcoólica
  • Alimentos e bebidas quentes
  • Alimentos condimentados
  • Alteração brusca de temperatura
  • Estresse
  • Uso de corticoide tópico

Não há cura, apenas controle da reação inflamatória, sendo importante evitar os fatores agravantes para não apresentar surtos de piora. O tratamento é indicado de acordo com o grau de evolução, sendo que nas formas leves é indicado o uso de cremes à base de metronidazol, ácido azelaicoeniacinamida.

Nas formas moderadas a graves, é recomendado associar tratamento oralàbase de antibióticos como tetraciclina emetronidazol. Nos casos mais resistentes, pode-se usar isotretinoina oral em doses baixas.

Além desses tratamentos, a luz intensa pulsada e o laser Nd-YAG podem ser úteis.

Acomete exclusivamente as mulheres.
Os homens são acometidos com menos frequência, porém tendem a apresentar a forma mais grave que é chamada de Rinofima, caracterizada por espessamento da pele com formação de nódulos inflamatórios que aumentam o tamanho do nariz e adquire aspecto grosseiro e disforme.

Pode acometer outros órgãos.
Em 50% dos casos, pode acometer os olhos,causando blefarite (inflamação nas pálpebras), conjuntivite e ceratitecaracterizado por lacrimejamento, olhos secos, dor e visão borrada.

Não precisa ter nenhuma restrição aos cosméticos.
A maioria dos pacientes apresenta pele sensível devendo evitar o uso de retinoicos, vitamina C, sabonetes abrasivos e cosméticos à base de álcool.