Queda de cabelo durante o tratamento oncológico

Heart sign on the blond hairpiece

O trabalho realizado pelo Projeto De Peito Aberto visa a autoestima e o bem-estar da mulher com câncer de mama ao longo do tratamento oncológico. Por isso a parceria com a Dra. Adriana Vilarinho que, com sua experiência e dedicação, está contribuindo com dicas para a saúde das pacientes.

A queda do cabelo, por exemplo, é um dos efeitos colaterais que causam mais impacto, principalmente nas mulheres. A Dra. Adriana explica que isto ocorre porque a raiz do cabelo possui grande número de células que estão se multiplicando e são destruídas pelos medicamentos. Ela sugere, neste período, evitar fazer uso de secador, bobs, sprays (laquê), permanentes, escovas, alisantes, tinturas, etc. Dê preferência aos xampus neutros.

Um novo cabelo nascerá, possivelmente, ainda durante o tratamento, mas poderá nascer e cair várias vezes nesse período. Procure cortá-lo curto quando começar a cair. Esta queda pode ser parcial ou total, ou às vezes nem ocorrer. Outros pelos do corpo também poderão cair. Se preferir use chapéus, lenços, turbantes, bonés e perucas. Ao sair, proteja sempre o couro cabeludo dos raios do sol e use filtro solar. Porém, não se esqueça de deixá-lo ao ar livre maior tempo possível, quando estiver em casa, evitando assim o calor, umidade e oleosidade (fatores que dificultam o crescimento).