Vitiligo: a doença sem cor

Vitiligo: a doença sem cor

O vitiligo se manifesta a princípio apenas como manchas esbranquiçadas, mas elas evoluem para a chamada acromia, a ausência de cor. Essa doença que afeta pacientes de ambos os sexos e todas as raças é autoimune e geralmente desencadeada por predisposição genética ou mesmo fatores de estresse intenso.

Cerca de 50% dos pacientes desenvolvem o vitiligo antes dos 20 anos e a maioria (95%) antes dos 40 anos. A doença começa geralmente em áreas de exposição como face, região cervical (pescoço), membros superiores (braços) e mãos. O vitiligo pode estar associado também a outras doenças, como o diabetes mellitus e algumas disfunções da tireoide.

Com exames laboratoriais específicos o médico é capaz de fazer o diagnóstico. Mas quem sofre com esse problema precisa redobrar os cuidados diários com proteção solar. Imagine uma pele branquinha, sem proteção alguma ao sol? Pois é, a pele nessas regiões é extremamente sensível, por isso deve ser protegida com filtro solar, roupas com proteção UV no tecido, chapéus ou bonés.

Tag: dermatologia> Doenças de pele> pele> Sol> vitiligo>