Dra. Responde: anticoncepcional x melasma

Categoria: pele, doenças, Dra. Responde
    Dra-responde-anticoncepcional
  Os efeitos colaterais do uso de anticoncepcionais é sempre um assunto que gera bastante debate. Desde simples dores de cabeça, enjoos e até perda da libido, são diversos motivos que fazem com quem alguém decida começar, não tomar ou parar de usar métodos anticoncepcionais hormonais.
  Na questão da pele, o surgimento de manchas escurecidas no rosto (melasma) é desencadeado pela exposição ao sol sem o uso de protetor solar. Mas o melasma tanto pode surgir na gravidez, devido à intensa alteração hormonal, como durante o uso do anticoncepcional.
  Para tirar uma dúvida a respeito do melasma x anticoncepcional, a Dra. Adriana Vilarinho responde:
  Ao interromper o uso de anticoncepcional, há uma regressão dessas manchas?
  AV - Há muitos fatores que podem aumentar o risco de se desenvolver essas manchas no rosto, sendo a predisposição genética, exposição solar e estímulo hormonal, os principais. Fatores hormonais como gravidez, uso de anticoncepcionais hormonais (pílulas, DIU com hormônio, adesivos etc.), terapia de reposição hormonal pós menopausa e distúrbios da tireoide também. Mas uma vez que o melasma aparece, mesmo se suspender o uso de anticoncepcional ele não irá regredir.
  Para tratar o melasma muitas vezes é necessária a combinação de dois tratamentos, que somente uma dermatologista poderá indicar. Contudo, para evitar que as machas apareçam, ou se agravem, é imprescindível o uso do protetor solar facial todos os dias. É sempre melhor prevenir do que remediar!
  >> Veja outras matérias sobre o melasma:
  O que é melasma?
  Como evitar e controlar o melasma
  A tecnologia do laser em picsegundos para acabar com melasmas e tatuagens

Tag: Anticoncepcionais> Doenças> doenças de pele> efeitos colaterais> melasma> métodos anticoncepcionais hormonais> pele> pílula>