BLOG DA VILARINHO

Dra. Adriana Vilarinho CRM/SP 78.300
RQE 27.614

Blog / Beleza / Hidratação

Dermatites típicas de inverno

Border BLog
Foto: Sammy Lee/ RoyaltyFree Foto: Sammy Lee/ RoyaltyFree  

Com a chegada do inverno, a pele fica mais seca e requer mais cuidados, principalmente a hidratação. Nesta época, podem surgir algumas lesões na pele, como a dermatite atópica. Também conhecida como eczema atópico, é uma doença que causa lesões inflamatórias na pele  e geralmente é adquirida por herança genética. Quem tem essa tendência costuma apresentar também asma ou rinite alérgica, além de um histórico de casos da doença na família.

Sintoma: a coceira, que pode começar antes das lesões aparecerem. A pele apresenta maior tendência ao ressecamento, fator que leva à coceira e a área torna-se avermelhada, provocando forte descamação.

Evite: o frio e o estresse emocional retardam sensivelmente o tratamento, por isso, é indispensável hidratar a pele e deixar de lado sabonetes agressivos, buchas e banhos quentes.

Em que idade ocorre: a dermatite atópica geralmente se dá na infância e as lesões podem atingir a face, o tronco e os membros. Em alguns casos, pode se agravar e atingir grandes extensões do corpo, mas as lesões tendem a desaparecer com o tempo.

Nos adolescentes e adultos, ocorre principalmente nas áreas de dobras da pele, como a região posterior dos joelhos, o pescoço e as dobras dos braços. A pele do local torna-se mais grossa, áspera e escurecida.

Tratamento: a dermatite pode ser cuidada com cremes e pomadas à base de corticoides ou outras substâncias que ajudam a combater a inflamação. Em caso de infecções, é recomendável o uso de antibióticos. Os antialérgicos também ajudam a controlar a coceira, porém o tratamento varia muito e os casos mais difíceis precisam de medicação via oral.

 

Tag: adriana vilarinho> clínica dermatológica> dermatite> dermatologia> destaque> doença> doenças de pele> Doenças de pele> inverno> pele> pele> tratamento>

Post Recentes

Formulario da Dri

Olá, tudo bem?

Você tem dúvidas, elogios ou sugestões?
Entre em contato conosco preenchendo o
formulário abaixo:



aqui

A Clínica Adriana Vilarinho utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso e auxiliar em nossos serviços. Para mais informações, acesse a Central de Privacidade Clínica Adriana Vilarinho.